26/11/2016

Suspense em forma de cyberbullying

Crítica: Desprotegido (Unfriended)
2014

Poster do filme Desprotegido

Desprotegido é um thriller assustador com base nas redes sociais. Exactamente isto. Com uma maior ligação ao título original, Unfriended, este é um filme que tem a sua existência possibilitada devido às novas tecnologias e ao sucesso das redes sociais nos dias que correm.

Com uma história simples, mas até eficaz, deparamo-nos com um ecrã de computador onde um grupo de amigos está a falar entre si através de chats e vídeo-chamadas. O suspense começa a aumentar gradualmente com uma presença estranha disfarçada de tecnologia e ligada ao cyberbullying, que vai aterrorizar todos os intervenientes e revelar alguns dos seus segredos.

Still do filme Desprotegido

O suspense é eficaz e toda a trama vai gradualmente sendo levantada e apresentada ao público, mas cai sempre em muitos clichés dos típicos filmes teen americanos, no entanto a sua forma em jeito de ecrã de computador e o facto de a acção se desenrolar em tempo real, acrescentam pontos diferentes e positivos ao filme. A forma como a questão social do bullying é aqui levantada e tratada torna-se pertinente e traz de forma eficaz e actualizada este tema à baila.

Mas, mais uma vez, a criatividade no final deste género de filmes norte-americanos deixa muito a desejar, terminando de forma já previsível a história, e fugindo ao que nos teve durante todo o filme a insinuar. E, por último, o facto de nos segundos finais mudar a perspectiva do filme e abandonar a sua característica principal também não abona a seu favor.

Mau | Meh | Bom

Sem comentários:

Enviar um comentário