04/05/2018

Silêncio que se vai ver um filme...

Crítica: Um Lugar Silencioso
2018


O género cinematográfico mais mainstream ligado ao suspense e terror, tem mostrado nos últimos tempos que consegue ainda surpreender o público, principalmente quando traz uma temática nova ou uma abordagem diferente. Veja-se por exemplo o caso do filme "Foge" (Get Out), que sendo um filme dentro deste mesmo género conseguiu ser um sucesso a nível de bilheteira e junto da crítica mundial, tendo inclusivamente arrecadado 4 nomeações aos Óscares e ganho uma estatueta (Melhor Argumento Original).

Este "Lugar Silencioso" segue em boa parte a fórmula utilizada no filme "Foge", mas de uma forma menos pretensiosa e mais interessante, a meu ver. Aqui o componente 'medo' é construído com o tempo certo, agarrando o espectador na história principal, e não envolvendo outras narrativas paralelas que pudessem servir de distracção.

Outro atractivo que encontramos aqui é a forma como é utilizado o som e a banda-sonora, sendo que o factor auditivo é um dos mais importantes para criar tensão nos filmes deste género, e neste filme o papel do som ganha ainda mais força e destaque, pois o ruído e o barulho é em si aquilo que representa o perigo e o receio neste "Lugar Silencioso".

Imagem de "Um Lugar Silencioso"

Através de uma narrativa simples e eficaz, este filme tem todos os ingredientes que o género pede, e consegue fazer uma receita interessante e deixar a sua marca dentro do seu estilo, numa lógica de presa / predador que também não é por vezes bem explorada em outros filmes recentes.

Aconselho este 'Lugar Silencioso' ao público mais destemido e que tenha também vontade de fazer aquele tipo de perguntas após um filme destes: e se fosse eu, o que faria naquele lugar?

Mau | Meh | Bom

1 comentário:

  1. Quero imenso ver este filme, vi o trailer e achei super interessante... Fiquei curiosa!

    Novos posts: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar