14/09/2016

O Mediterrâneo está a chegar a Lisboa

33 filmes, debates, workshops, performances e uma exposição são o âmago da programação da 3ª edição do Festival Olhares do Mediterrâneo – Cinema no feminino, a decorrer de 29 de Setembro a 2 de Outubro, no Cinema São Jorge.



O filme oficial de abertura do Festival é uma obra documental visualmente deslumbrante, vencedor de vários prémios, da autoria de Evangelia Kranioti, que também assina o argumento e a direcção de fotografia. A trama de Exotica, Erotica, Etc, sobre a vida dos marinheiros em alto mar e os seus encontros amorosos fortuitos, demorou 9 anos a ser concluído, implicando mais de 20 viagens e 450 horas de filmagens. A entrada para este filme é gratuita.

Ao longo dos 4 dias de Festival, serão exibidas 9 longas e 24 curtas-metragens, de géneros cinematográficos diversos, nomeadamente documentário, ficção e animação. Neste quadro, realizadoras como Dima AL-Joundi, do Líbano, Isabel Fernández, de Espanha, Rosa Rogers, de Inglaterra, e Merième Addou, de Marrocos, entre outras, estarão presentes no evento para participar em debates subordinados aos temas dos seus respectivos filmes.

A maior novidade da edição deste ano do Festival chega com a secção especial ‘Travessias’, dedicada aos refugiados e migrações forçadas. A secção é composta por 8 filmes, 4 debates, acolhimento da ONG SOS Méditerranée France e uma exposição fotográfica “Olhares que nos habitam”, construída através do olhar de um grupo de jovens mulheres refugiadas, oriundas de países em contexto de guerra e residentes em Portugal.

No dia 2 de Outubro, antes da exibição do filme de encerramento Kusursuzlar, da Turquia, serão revelados os vencedores dos prémios desta edição. Na competição geral, o júri para a melhor longa-metragem e curta-metragem é composto pela actriz Rita Blanco, pelo programador Adriano Smaldone e pelo montador/editor Tomás Baltazar. O prémio para o melhor filme da secção 'Travessias' será atribuído por João Afonso, vereador da CML, Margarida Moz, programadora, e Raquel Freire, realizadora. O público será também convidado a votar no melhor filme.

A par das sessões de cinema, para o público em geral e escolas, e da secção 'Travessias', foi desenvolvida uma programação paralela diversificada, com várias actividades para miúdos e graúdos, composta por: workshop de culinária Nem Acredito que É Saudável, com Sara Oliveira; atelier de cinema Olhares em Pequenino, com Maria Remédio; oficina Falsos Amigos, pelo Instituto Cervantes; cerimónia de chá, promovida pela Embaixada de Marrocos; concerto com Coro Feminino de Lisboa; conferência As pessoas no Mediterrâneo; e mercado de livros, artesanato e sabores.

Sem comentários:

Enviar um comentário