05/06/2018

Uma "macacada" com qualidade

Crítica: Planeta dos Macacos: A Guerra

2017


Poster de "Planeta dos Macacos: A Guerra"

A saga "Planeta dos Macacos" remete-nos para histórias e adaptações já com alguns anos de vida, contudo em 2011 estreou o primeiro filme de uma trilogia para adaptar em parte esta história a uma nova geração, e em 2017 conclui-se este capítulo, com a estreia de "Planeta dos Macacos: A Guerra". É bastante raro que uma saga de filmes consiga manter o interesse do público e da crítica ao longo de todos os seus filmes, mas esta nova onda de 'macacos' conseguiu esta proeza, ora veremos.

Primeiro foi "A Origem" em 2011, depois veio "A Revolta" em 2014, e por fim chega "A Guerra" em 2017, sendo que, por exemplo, o seu ranking no site IMDb é de, respectivamente, 7.6, 7.6 e 7.5. Para além disso estes três filmes foram todos nomeados no seu respectivo ano ao Óscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais, sendo que também todos eles foram um sucesso de bilheteira.

Esta consistência ao longo de uma trilogia de filmes não só é rara como também é de louvar, e dar os parabéns aos seus criadores pela coerência e estabilidade que conseguiram aqui.

Imagem de "Planeta dos Macacos: A Guerra"

Toda a base narrativa criada em volta deste "Planeta dos Macacos" vai de encontro à sobrevivência da espécie humana, à ligação genética que temos com os macacos e aos limites da capacidade humana e da sua 'animalidade'. Este capítulo final encerra em boa forma esta linha narrativa, nunca nos deixando surpreender pela qualidade técnica aqui alcançada, e pelos efeitos especiais apresentados, que possuem uma 'realidade' assustadora e quase perfeita.

Este é um filme que pode ser visto e apreciado em separado, mas que traz mais sentido e impacto quando visto em conjunto com os dois filmes anteriores, como seria de esperar. Para quem já conhece e acompanha esta saga não há muito mais a acrescentar, e para quem não conhece sugiro que o faça, porque irá surpreender-se pela positiva.

Mau | Meh | Bom

Sem comentários:

Enviar um comentário