15/02/2018

As várias formas humanas

Crítica: A Forma da Água
2017

Poster de "A Forma da Água"

A maldade, a bondade e o amor são palavras que podemos considerar quase como exclusivamente humanas, no entanto a forma como as expressamos varia de pessoa para pessoa, assim como a água pode ter várias formas.

O realizador Guillermo del Toro é conhecido por sempre mostrar um lado místico e fantasioso nos seus filmes, e este "A Forma da Água" não é excepção. Com uma realização muito bem executada, é nos detalhes e nas mensagens que encontramos nas entrelinhas, e numa segunda ou terceira análise sobre algumas cenas e sequências deste filme, que podemos presenciar a qualidade deste realizador e a paixão com que se dedica a cada história e ao que pretende que seja transmitido.

Aqui o que leva o espectador para um lado menos positivo é a previsibilidade do caminho que a história vai seguir, e da tentativa de juntar demasiados temas e clichés numa narrativa que simplesmente não necessita de muita coisa à mistura.

Imagem de "A Forma da Água"

Este é o filme que este ano soma o maior número de nomeações aos Óscares, num total de 13, e percebe-se em grande parte pois aqui a componente técnica destaca-se bastante pela positiva, e tem um papel principal ao longo de todo o filme, sendo que a sua execução está extremamente bem feita, desde os cenários aos efeitos especiais, fotografia, banda-sonora, etc.

Todo o elenco é também bastante competente, com destaque para a actriz Sally Hawkins, num papel não muito comum no cinema dos dias de hoje. Esta 'forma da água' é um filme muito competente, e que cumpre na mensagem que transmite, sem ser no entanto uma obra que marque pela diferença, jogando sempre pelo seguro.

Mau | Meh | Bom

2 comentários:

  1. Eu quero MUITO ver este filme, tenho medo é que seja muito parado...

    Novo post:http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/review-stranger-things.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  2. Não é um dos meus gêneros preferidos, mas a historia foi muito interessante. Michael Shannon fez um ótimo trabalho no filme. Eu vi que seu próximo projeto, Fahrenheit 451 será lançado em breve. Acho que será ótimo! Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Acho que Fahrenheit 451 sera excelente! Se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Acabo de ver o trailer da adaptação do livro, na verdade parece muito boa, li o livro faz um tempo, mas acho que terei que ler novamente, para não perder nenhum detalhe. Sera um dos melhores filmes em 2018 acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    ResponderEliminar