03/07/2017

Quando alguém é ninguém

Crítica: The Unnamed

2016


Poster de "The Unnamed"

Os desafios associados a emigrações e imigrações em todo o mundo são diversos, no entanto as realidades mudam de país para país, consoante as suas leis, os seus processos burocráticos, a sua cultura, etc.

Estes e outros desafios estão presentes em "The Unnamed", um filme do Bangladesh que retrata uma realidade presente neste país e noutros seus vizinhos, onde muitas pessoas emigram em busca de uma vida melhor, no entanto este processo é tratado de forma muito 'mafiosa', existindo muitos esquemas de falsificação de identidades, entre outros crimes, fazendo com que a sua 'normalidade' se transforme num problema ainda mais grave.

Esta realidade é posta no argumento de forma curiosa, onde a busca da identidade de uma pessoa que morreu fora do país traz diversos problemas, quando o corpo é transportado para o seu local de origem, e a angústia dos familiares e conhecidos envolvidos nesta trama aumenta com o confronto com aquilo que é desconhecido.

Imagem do filme "The Unnamed"

Este filme 'sem nome' tenta ser um filme completo, tendo toques de comédia e drama, twists e diversos tipos de sequências narrativas, mas falha em parte na sua concepção a nível técnico, assim como a nível do elenco, que não é tão forte como o que seria pretendido, contudo é eficaz.

"The Unnamed" é um filme culturalmente diferente e que evoca uma realidade contrastante daquela a que possamos estar mais habituados. Não sendo um grande filme, é um filme eficaz na mensagem que quer transmitir, e que apesar de se focar numa situação específica é bastante universal.

Mau | Meh | Bom

Sem comentários:

Enviar um comentário