23/04/2017

A emancipação de Marx

Crítica: O Jovem Karl Marx

2017


Poster de "O Jovem Karl Marx"

Um filme biográfico sobre qualquer político, ou pessoa ligada à política, poderá ser tendencioso. Esse não é o caso de "O Jovem Karl Marx".

Relatando de forma coerente a nível histórico, e com base em acontecimentos reais, claro que sempre com alguma ficção à mistura (afinal isto é ficção e não um documentário), estamos perante um bom filme que consegue não aborrecer o espectador com algumas partes mais históricas, que já possam ser do conhecimento geral.
Consegue ainda estimular-nos a pensarmos de forma inteligente e racional os assuntos políticos que nos rodeiam, por forma a vermos todos os possíveis lados e posições que em todas as sociedades estão presentes num sistema político.

Imagem de "O Jovem Karl Marx"

Para além de toda a seriedade que este tipo de filmes tem de ter e manter, este 'Jovem Karl Marx' também dá cartas na parte mais ficcional, com a parte técnica a ser muito bem trabalhada, desde os cenários, guarda-roupa a todo o elenco, e principalmente na sua fotografia, que aqui está realmente excepcional.

O que poderá aqui falhar é algo que ultrapassa o filme em si, pois talvez o público menos ligado a temas políticos descarte logo este filme da sua agenda, assim como o público que não se revê na figura de Karl Marx. De qualquer modo este é um filme que vale a pena ver, e que serve de documento sobre a época que retrata, e sobre a figura histórica que foi Karl Marx.

Mau | Meh | Bom

Sem comentários:

Enviar um comentário