08/11/2016

Quando mulheres diferentes não é suficiente

Crítica: Certain Women
2016

Poster de Certain Women

Com estreia exclusiva no Lisbon & Estoril Film Festival deste ano em Portugal, o filme Certain Women tenta ser mais do que aquilo que realmente é. Relatando uma altura da vida de algumas mulheres que vivem numa pequena vila dos E.U.A., Certain Women tenta ser um filme consistente, mas falha redondamente na forma como o realiza e articula as histórias, levando a que o espectador se esqueça facilmente do que acabou de ver.

Um elenco feminino forte e que solidifica bem as suas personagens não é suficiente para impulsionar o guião. A narrativa centra-se numa história sobre mulheres diferentes, de diferentes gerações, que lutam pelos seus direitos e são confrontadas com situações sociais de conflito, quer pessoais, quer laborais ou com o ambiente que as envolve.

Lily Gladstone numa imagem de Certain Women

Certain Women teria potencial para ser um bom filme, uma obra que marcasse uma geração, mas falha principalmente na coesão do guião e na falta de exploração das temáticas que coloca no ecrã, e sendo assim ficamos com pena em relação ao que poderia ser este filme.

Mau | Meh | Bom

07/11/2016

Malèna: quando o único pecado é a beleza

Crítica: Malèna
2000

Poster de Malèna

Na viragem do milénio, Monica Bellucci vestiu a pele de uma personagem cujo único pecado, ou mal que possa fazer ao mundo, é simplesmente o facto de possuir uma beleza extraordinária. Parece que para certas situações reais esta ficção se possa adequar, e que nos dias de hoje ainda hajam diversas discussões e opiniões sobre o papel da Mulher na sociedade, e as questões da beleza. O Lisbon & Estoril Film Festival fez o favor ao público de exibir este filme novamente nas salas portuguesas, que contou com a presença da actriz Monica Bellucci antes da sessão.

Malèna é um filme do ano 2000 que arrecadou bastante sucesso na altura em que estreou, tendo sido nomeado a 2 Óscares da Academia, e diversos outros prémios, e esse sucesso é justificado, sendo um caso de uma obra que sobreviveu bem ao teste do tempo e que ainda hoje coloca questões interessantes e pertinentes.

Monica Bellucci e Giuseppe Sulfaro numa imagem de Malèna

São vários os destaques positivos que este filme apresenta, desde a realização (ao cargo de Giuseppe Tornatore) e a montagem; à banda-sonora sublime de Ennio Morricone; ao elenco, com destaque especial para Giuseppe Sulfaro no papel do jovem Renato, que se perde de amores por Malèna (mas não de forma semelhante à dos seus pares); e por fim o argumento, que detém em si o sucesso para esta história simples resultar, mesmo com uma boa pitada de comédia, pois trata-se de um tema universal e que requer ser sempre revisitado.

Mau | Meh | Bom

06/11/2016

Um Amor Retorcido e Cruel

Crítica: Ela
2016

Poster de Ela

Ela é o novo filme do realizador Paul Verhoeven (que já realizou filmes como Robocop, Desafio Total, Instinto Fatal ou Showgirls), e apresenta ao público um thriller dramático forte, com muitas personagens à mistura e uma história desconcertante, que consegue de igual forma pôr o espectador a rir às gargalhadas como a ficar imóvel perante a acção.

Este filme foi nomeado à Palma de Ouro do Festival de Cannes deste ano e encontra-se na secção Em Competição do Lisbon & Estoril Film Festival, tendo também já passado por outros festivais de cinema, o que demonstra por si só a qualidade do filme. Isabelle Huppert interpreta o papel d'Ela, uma pessoa que teve uma infância muito problemática, e que ainda carrega esse peso consigo mesma, mas no entanto é alguém muito forte e com certezas daquilo que quer e daquilo que sabe fazer, sendo muito fria e directa quando fala com as pessoas do seu círculo social.
Quando uma pessoa estranha entra na sua vida de forma não consentida, então Ela vai ter de se transformar e lidar com os seus próprios pesadelos.

Isabelle Huppert numa imagem de Ela

Com uma boa realização e um bom elenco, Ela é um filme decente, que relata uma história pouco comum, mas que peca pelo facto de tentar misturar muita coisa ao mesmo tempo, muitas personagens secundárias, muitas histórias paralelas, que por vezes resultam, mas nem sempre. Caso a opção fosse para um filme mais intimista e focado na personagem principal em si e no seu passado, talvez o resultado final fosse melhor.

Mau | Meh | Bom

05/11/2016

Monica Bellucci conversou com o público em Lisboa

Monica Bellucci no Casino Estoril

A actriz italiana Monica Bellucci esteve presente no segundo dia do Lisbon & Estoril Film Festival, nos cinemas do Monumental, e falou um pouco com a imprensa e com o público, antes da exibição do filme Malèna.

Monica Bellucci falou de diversos temas, entre os quais sobre a questão da pressão que as actrizes têm em relação à beleza e ao envelhecer nesta carreira: "Como actriz procuro a feminilidade de uma forma universal. Temos de aceitar que a beleza está a ir embora com a idade. Que se está a mudar, e que outro tipo de beleza está a vir, e aceitar essa transformação é algo bonito."

Sobre o realizador Emir Kusturica, com quem trabalhou no filme On the Milky Road, e a experiência de trabalhar com o mesmo, a actriz disse: "Emir é um artista muito eclético. Ele é um realizador, um actor, um músico, um escritor, um homem de negócios, e foi muito desafiante e interessante trabalhar com ele. Havia sempre muita energia durante as filmagens. Fiquei muito maravilhada com o facto de ele realizar e actuar num mesmo filme."

Em relação à sua carreira, e sobre o facto de já ter trabalhado com tantos realizadores diferentes e em produções de nível hollywoodesco ou muito low-budget, a actriz disse: "Quando estou à frente de uma câmara, não interessa se estou a filmar o Matrix, A Paixão de Cristo, ou um filme do Gaspar Noé. O que eu procuro é algo que eu tenho de descobrir para mim mesma. É uma pesquisa enquanto actriz, enquanto mulher. Como se através das personagens eu tentasse descobrir várias coisas sobre mim mesma, e a minha inspiração como artista provém mais de outras mulheres do que de homens, porque as mulheres inspiram-me imenso."

Num toque mais intimista, revelou que durante a sua vida: "Houve momentos felizes, outros mais dolorosos. Se eu voltasse atrás faria tudo da mesma forma.  É importante sabermos quando fazemos um filme, que é interessante aquilo que estamos a fazer, mas é apenas um filme."

Para os mais curiosos que se perguntam se a actriz tem vontade de trabalhar num filme português ou filmado em Portugal? Respondeu que sim, claro.

04/11/2016

O Lisbon & Estoril Film Festival 2016 começa hoje



O Lisbon & Estoril Film Festival arranca hoje, dia 4 de Novembro. Aqui ficam os destaques para o primeiro dia do festival:

Filme de Abertura
O novo filme de Mel Gibson, O Herói de Hacksaw Ridge é o filme de abertura da 10ª Edição do Lisbon & Estoril Film Festival. 

Inauguração Chema Prado/Series
Chema Prado/Series é uma exposição de fotografias que espelha a enorme influência de Chema Prado, director da Cinemateca Espanhola durante quase trinta anos, junto de várias personalidades do meio, como Jim Jarmusch, John Malkovich, Bernardo Bertolucci, ou Manoel de Oliveira.

Chema Prado/Series contempla as séries Infraganti e Blanco y Negro, que é apresentado este ano na 10ª edição do Lisbon & Estoril Film Festival, no Casino Estoril, com inauguração no dia 4 de Novembro, a preceder a gala de abertura, e na livraria Sistema Solar, no Chiado, respectivamente.

Homenagem a Jean-Luc Godard
No primeiro dia de festival, assistimos a dois filmes de Jean-Luc Godard que fazem parte da revolução da estética na arte de fazer cinema. Ou, por outras palavras, filmes que fazem parte da Nouvelle Vague. 
Charlotte Et Son Jules e O Acossado, apresentados por Roberto Turigliatto e Jean Douchet, vão ser exibidos no Espaço Nimas.

Outros Destaques
Outros destaques do primeiro dia do Leffest são: o início das retrospectivas de Emir Kusturica, (com Arizona Dream), de Jerzy Skolimowski (com Essential Killing – Matar para Viver, apresentado por Michel Demopoulos) e de Daniel Rosenfeld, que estará presente na sessão de Cornelia Frente al Espejo.

03/11/2016

Destaques da Semana - Estreias 3 Novembro

Apresentamos a partir desta semana os destaques das estreias nos cinemas portugueses, com dois destaques por semana, o Blockbuster da Semana e o Indie da Semana, por forma a dar duas escolhas totalmente diferentes ao público, conforme esteja o seu mood para a semana:

01/11/2016

Os vencedores do DocLisboa 2016


Júri Internacional
Grande Prémio Cidade de Lisboa: Calabria
Prémio Sociedade Portuguesa de Autores: Azayz
Prémio FCSH – Melhor Primeira-Obra: 300 Miles
Prémio Jornal Público: Downhill
Menção Honrosa: Sol Negro

Júri Nacional
Prémio Ingreme DocLisboa: Ama-San
Prémio Kino Sound Studio: A Cidade onde Envelheço
Prémio José Saramago: Correspondências

Júri Escolas
Prémio Escolas ETIC: O Espectador Espantado

Júri Verdes Anos
Grande Prémio La Guarimba: Pulse
Prémio Especial do Júri: O Cabo do Mundo

Prémio do Público
Cruzeiro Seixas – As Cartas do Rei Artur