A batalha judicial disputada entre a historiadora americana Deborah E. Lipstadt e David Irving, escritor britânico especialista em história militar da segunda guerra mundial, que recusou a existência do Holocausto, é retratada agora no filme ‘Negação’, que estreia nos cinemas nacionais a 30 de Março.
No âmbito da estreia de ‘Negação’, inserido na programação da Judaica – Mostra de Cinema e Cultura, vai decorrer no dia 29 de Março, às 19h00, na sala 2 do Cinema São Jorge, um debate subordinado ao tema ‘Negacionismo, pós verdade: defender o indefensável?’ com intervenções de Esther Mucznik (autora), Pedro Aires de Oliveira (historiador) e Renato Barroso (jurista), com moderação de Cláudia Ninhos (historiadora).
Debate
Negacionismo, pós-verdade: defender o indefensável?
Participação: Esther Muccznick (autora); Pedro Aires Oliveira (historiador), Renato Barroso (jurista)
Moderação: Cláudia Ninhos (historiadora)
Data: 29 de Março
Horário: 19h00 (duração 1 hora)
Local: Sala 2- Cinema São Jorge - Lisboa
Entrada livre limitada à lotação da sala
Sinopse de Negação:
Baseado no famoso livro "Denial: Holocaust History on Trial", Negação dá-nos conta da batalha judicial que Deborah E. Lipstadt (Rachel Weisz, vencedora de um Óscar®) travou em tribunal contra David Irving (Timothy Spall, nomeado para um BAFTA) em defesa da verdade histórica. David Irving processara-a por difamação na sequência de ela lhe ter chamado negacionista do Holocausto. No sistema judicial inglês, em casos de difamação, o ónus da prova recai sobre o réu, e coube, portanto, a Deborah Lipstadt e à sua equipa de advogados liderada por Richard Rampton (Tom Wilkinson, nomeado para um Óscar®) provar que o Holocausto ocorreu.
Negação foi realizado por Mick Jackson, vencedor de um Emmy Award® ("Temple Grandin") e adaptado para o ecrã pelo argumentista David Hare, nomeado para um BAFTA e um Óscar® ("The Reader"). A produção foi assinada por Gary Foster e Russ Krasnoff.
Sem comentários:
Enviar um comentário